Monday, March 06, 2006

And Oscar goes to.... Crash!


Deslumbrante palco da festa.

Nunca, em toda a minha curta carreira pelo Oscar eu pude presenciar uma virada tão surpreendente como essa. Nenhum crítico, nenhum especialista em previsões e nenhum cinéfilo acreditou quando sensacional Jack Nicholson (após fazer a piada mais genial da noite) anunciou para todos o mundo ouvir o nome: CRASH.
Foi um verdadeiro alvoroço. A camera não teve coragem de mostrar as reações da equipe de Brokeback Mountain, que deviam estar em estado de choque. Por outro lado, o elenco de Crash não cosseguia acreditar que eles haviam ganhado o prêmio máximo do cinema.
Tudo na festa encaminhava de forma imprevisível. Tenho que admitir que o pequeno número de Oscars que Brokeback Mountain tinha levado até o instante em que seria anunciado o prêmio de melhor diretor, era bastante preocupante. Mas quando Ang Lee venceu o Oscar , parecia que a festa iria se encaminhar para a vitória de O Segredo de Brokeback Mountain. Apenas parecia.

Jack entregando o Oscar aos azarões


A vitória de Crash faz com que todos os prêmios considerados "prévias" do Oscar (SAG, DGA, GOLDEN GLOBES, NY CIRCLE CRITICS, LOS ANGELES CIRCLE CRISTICS....) caiam por terra e deveriam decretar falência. Sem dúvidas, a vitória de Crash foi uma das maiores zebras que a academia já presenciou. Além de melhor filme, Crash levou o prêmio de melhor Roteiro Original e melhor montagem. Já Brokeback Moutain ganhou os prêmios de melhor direção, melhor trilha sonora original e melhor roteiro adaptado.

Ang Lee antes de saber que seu filme perderia logo mais.

De resto, o Oscar se saiu muitíssimo bem esse ano. John Stewart, anfitrião da festa, se saiu muito bem e deverá receber convite para voltar a conduizir a cerimônia. Suas piadas foram sempre inteligentes, com destaque para a piada relacionada a Martin Scorese e ao remake do Ray, Johnny e June.


John Stewar e suas piadas

No campo das atuações, tudo como previsto. Philip Seymour Hoffman venceu o prêmio de melhor ator e Reese Witherpoon o de melhor atriz e ainda o prêmio de discursso mais "emocionante" da noite.



Reese Witherpoon mais feliz do que nunca.


Nos coadjuvantes, categorias dadas como as mais imprevisíveis, tudo correu bem. George Clooney saiu contente e a vitória de Rachel Weisz deu um toque verde e amarelo para a cerimônia.


A linda Rachel Weisz vencedora


George Clooney com o primeiro Oscar de sua carreira.

Nas categorias técnicas, os destaques vão para Memórias de uma Gueisha e para King Kong, ambos os filme vencedores de três prêmios. Vale destacar também, a volta da idéia de executar as trilhas sonoras concorrentes, no palco.
Outra surpresa foi a premiação do filme Tsoti como o melhor filme estrangeiro pois Paradise Now era conssiderado o grande favorito, mas parece que camada consservadora da Academia não quis se comprometer e não premiou o filme.


Meryl Streep, Robert Altman (Oscar honorário) e Lily Tomlin


Steven Spielberg e sua mulher.

Sobre o bolão: fui totalmente quebrado pela derrota do Brokeback Moutain (e acreditem, com muita gente aconteçeu o mesmo) e perdi o bolão. Estava indo rumo ao meu tri campeonato nos bolões, mas essa vitória sacramentou a vitória de Rodrigo! Parabéns para você.
Parabéns também ao Leo e principalmente ao Cássio poisapenas vocês que consseguiram prever essa extraordinária vitória de Crash. Restou para o Homero e eu lamentarmos, pois apostamos todas nossas fixas no O Segredo de Brokeback Mountain.

1º Rodrigo Mathias - 2185 pontos
2º Leonardo Pereira - 2110 pontos
3º Tiago Rodrigues - 2068
4ª Cássio Delmanto - 2030
5ª Homero Barbosa - 1780

Mas fiquei feliz com a vitória de Crash, pois mostrou que a Academia pode nos reservar surpresas quando menos esperamos. Gostei também de NOVAMENTE o meu blog acertar que uma zebra estaria para acontecer (assim como no ano passado) no post publicado na última sexta-feira, mesmo eu não acreditando tanto nessa zebra.

O Oscar 2006 acaba por aqui e as especulações por traz do Oscar 2007 já começaram. Será que veremos Martin Scorsese ganhar o seu primeiro Oscar em THE DEPARTED? Será que THE DEPARTED vencerá o Oscar? Tomara que sim e acho que isso irá acontecer. Mas em 2007 também teremos Clint Eastwood batendo novamente de frente com Scorsese, com o seu novo épico.


E a mais linda ainda, Nicole Kidman

Mas isso são igredientes para a festa de ano que vem! Até lá e viva o CINEMA!

2 Comments:

At 4:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Aewwwwwwww, grande Tiago...
entaum...o Oscar foi mto bom esse ano...concordei com TDAS as categorias, menos de Trilha Sonora Original q achei realmente q era a pior dentre os 5... jah em relação ao Melhor Filme, eu achei q Crash era bemmm melhor q Brokeback Mountain...eu senti a mesma coisa de q qdo sai do cinema após ter visto Menina de Ouro...mas mesmo assim fiquei meio com um pé atrás do outro...e apostei 40%...realmente foi uma zebra e tanto... ngm esperava q o famoso comediante Jack Nicholson poderia soltar uma piada daquelas, mas na verdade naum foi nenhuma "joke"...e sim o famoso vencedor..e eu realmente queria q Crash ganhasse o premio máximo da Academia, o de Melhor Filme...mas ao ouvir ele falando "And the Oscar goes to... CRASH"...eu pulei, gritei,quase chorei de tanta emoção...foi o Oscar em q eu mais me "adentrei"..e o q mais fiquei satisfeito com as escolhas da academia... realmente fico feliz por ter ganho o bolão pela primeira vez...pois assim mostra q eu tive um desenvolvimento mto bom durante esse ano...afinal:
Bolão de 2005: 4º Lugar
Bolão dos Indicados 2006: 3º Lugar
e finalmente...
Bolão de 2006: 1º...
valeu por me deixar organizar o Bolão...e realmente agradeço... PARABÉNS A TDOS...E Q VCS TENHAM UMA ÓTIMA "OUTRA" TEMPORADA PRÉ-OSCAR....

Obs: The Departed , World Trade Center e o filme do Clint acho q jah estam meio q garantidos no Oscar 2007... flws...

 
At 11:21 AM, Blogger Gustavo H.R. said...

Zebra.
O chato vai ser quando começarem as alegações de homofobia.

 

Post a Comment

<< Home