Por que Brokeback Mountain perdeu ?
Passado o alvoroço por traz da vitória do filme Crash - No limite, começamos e usar nossas mentes para tentar justificar ou ao menos entender a vitória do filme.Não nos restava dúvidas que O Segredo de Brokeback Mountain era o grande favorito a levar o prêmio principal na noite desse Domingo. Mas mesmo com tantos prêmios da crítica, de sindicatos da arte e o Globo de Ouro, o drama de Ang Lee saiu como o grande perdedor da noite de gala do cinema. Mas por quê?
Será que os prêmios conssiderados "prévias" do Oscar foram tão equivocados em apontar o Brokeback Mountain como o melhor do ano com tanta convição? Ou será que nós, meros espectadores, não nos preciptamos ao dar a vitória do filme como certeza e erramos ao não notar as chances de Crash vencer? Mesmo com todas essas hipóteses, a real é bem mais complexa.
Eu não me encontro no território de julgar se foi justo ou não levando em conssideração somente as qualidade dos dois filmes, já que não tive oportunidade de ver nenhum dos cinco indicados a melhor filme. Mas pude ver, ao longo de todo segundo semestre de 2005, que a recepção por parte do público em cima de O Segredo de Brokeback Mountain foi muito mais positiva que a recepção que Crash - No limite obteve. Houve claro, aqueles que se ofenderam com o romace gay mostrado no filme e tivemos até cinemas norte americanos que proibíram a exibição do filme. Mas a maioria se rendeu a sutileza com que a história é contada e concordaram que rezumir um drama tão forte como esse apenas como o "filme dos cowboys gays" é bastante injusto. Brokeback Moutain pode não ter batido nehum recorde de bilheteria mas colocou em pauta um dos assuntos mais delicados que assombram a sociedade, o preconceito contra os homosexuais.
Desde que Brokeback Mountain começou a ganhar o mundo, a dúvida se a Academia teria a "coragem" de premiar um filme com uma temática tão complicada foi levada em discussão. Afinal a Academia é famosa por sua moralidade exagerada mostrada ao longo de seus setenta e oito anos de história. Mas a própria Academia vinha tentando mostrar nos últimos anos, sobretudo nesse, que ela havia mudado. Se você olhar os filmes indicados ao Oscar 2006, quase todos tocam em assuntos contraditórios, polêmicos e atípicos. Mas a derrota de O Segredo de Brokeback Mountain fez com que a "mudança" enssaiada da Acadeia voltasse a estaca zero, pois a não premiação do filme é um ato vergonhoso e covarde.
Por que não premiar um "filme gay" para finalmente provar que Academia havia mudado e não era mais convencional ? Repito que não assisti a nenhum dos cinco, mas mesmo se tivesse feito estaria claro para mim que o vencedor deveria ser O Segredo de Brokeback pois além de sua indiscutível qualidade, o filme ainda tem uma forte importância para a sociedade.
Mas mesmo perdendo, o filme consseguiu o seu objetivo que era denunciar o preconceito. Afinal, nada poderia deixar mais claro que a sociedade ainda tem um enorme preconceito contra os homosexuais do que a derrota de O Segredo de Brokeback Mountain no Oscar desse ano.
3 Comments:
ops...esse coment foi meu...
OBS: estréia domeu novo blog... xD
reestreia do meu antigo blog...conectem lah...xD
bom... aqui vou eu... voarei alto... eu acho, q antes de tudo, a Academia estah premiando filmes bons, logo, Crash era a melhor opção... (Obs:. a Thaís viu em São Paulo e adorou)... ou seja, o filme dos viadões, seria uma forma de a Academia dizeh q "mudou sua cara", mas será mesmo, que após 78 anos, a Academia precisa disso? Precisa premiar um filme inferior apenas para dizer que estah mais liberal e moderna? Não há duvidas q o filme deve seh bom, foi indicado e venceu vários prêmios, mas pela visão dos 5 mil e vai cacetada de votantes da Academia, simplesmente não era! Não vejo razão em dizeh q a Academia naum premiou os gayzão por causa de preconceito, senaum naum teria nem o indicado e mto menos dado-lhe (inventei essa) os Oscars de roteiro e diretor! Preconceito estah nos olhos de quem naum veh que Crash - No Limite, eh simplesmente superior ao filminho dos que daum ré no kibe... entendo que todos foram pegos com a mão na maçã (hahaha), mas fazeh oq, Crash eh melhor... além do mais, Crash aborda, entre outros assuntos, o preconceito... aposto q se naum vencesse, ngm diria q a Academia naum premiou Crash pq naum queh premia um filme q falah do alto nivel preconceitual dos norte-americanos... concluindo, na minha visão, a Academia fez o certo, premiou o melhor, e naum o (para alguns) "politicamente" correto... entendo como seria um avanço contra o preconceito de gays especificamente, mas vendo por esse lado, Crash tb nos mostra mto o preconceito existente em todos os tipos humanos, de negros, brancos a árabes de japoneses... acho q isso sim, eh premiar o correto, por ser o melhor, e por nos mostrar, embora naum queramos ver, que o preconceito estah mto além de um casal de homens pseudo-gays... abraço a todos...
Post a Comment
<< Home